Por XMobots19/03/21 12h37
Com esta nova homologação, a XMobots segue pavimentando sua trajetória de pioneirismo no setor, com o desenvolvimento e emprego de tecnologias nacionais aos sistemas de navegação, controle, guiamento, comunicações, softwares de interface de voo (cockpit) e demais sistemas embarcados
A XMobots, maior desenvolvedora de drones do Brasil e América Latina, conquistou um importante marco para o setor: a empresa obteve a primeira autorização de projeto da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para voos BVLOS (Beyond Visual Line of Sight) até 30 km e/ou acima de 400ft (120m AGL – Above Ground Level). O drone Echar 20D foi o detentor da autorização.
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A XMobots já havia sido a primeira empresa do Brasil a obter autorização de projeto da ANAC para voos acima de 400ft, emitida para o RPA Arator 5B em 2018.
Com esta nova homologação, a empresa segue pavimentando sua trajetória de pioneirismo no setor, com o desenvolvimento e emprego de tecnologias nacionais aos sistemas de navegação, controle, guiamento, comunicações, softwares de interface de voo (cockpit) e demais sistemas embarcados, permitindo que drones como o ECHAR 20D sejam explorados na plenitude de sua capacidade.
“Essa aprovação de projeto representa um marco justamente por permitir missões de longo alcance com atendimento dos critérios de segurança e requisitos de aeronavegabilidade aplicáveis a operações BVLOS que quebram a barreira do BVLOS de 5 km, expandindo o envelope para 30 km”
salienta Décio Gomes, Coordenador de Certificação da XMobots
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Para Giovani Amianti, CEO da companhia, obter autorização de projeto para voos BVLOS até 30 km e/ou acima de 400ft é mais uma etapa cumprida do plano estratégico da empresa, mostrando a expertise e a consolidação do P&D da XMobots no desenvolvimento de drones de alto desempenho e cada vez mais automáticos:
“A XMobots tem investido pesado no aprimoramento de sua engenharia. Operações de drones a longa distância terão um papel importante no futuro da empresa e, com esta aprovação de projeto, a XMobots dá um passo muito importante nesta direção”
ressalta
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Sobre o processo de autorização de projeto
Para que a autorização fosse emitida, foram necessárias diversas análises que incluíram revisões de projeto, processos, manuais e emissão de relatórios técnicos de segurança, além da execução de diversos ensaios de desenvolvimento, com o objetivo principal de demonstrar e executar meios de cumprimento com os requisitos da base de certificação, de maneira que fosse atingido um nível de segurança satisfatório, dentro dos critérios de aceitabilidade estabelecidos pela Agência.
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“O esforço para se alcançar este estágio é notável e é digno de ser destacado com congratulações. É interessante ver a 30 km de distância do operador remoto. Com certeza no cenário mundial, se considerarmos todas as especificações de segurança que estão tendo, encontraremos poucos players. E este processo prepara a empresa para buscar o cenário internacional, prepara o Brasil para divulgar, incentivar uma indústria aqui, e a gente a incluir estes tópicos que são bilaterais para a aceitação das aeronaves brasileiras, normalmente tem reciprocidades, mas eu vejo a indústria forte não há um porquê de temer reciprocidades. O setor como um todo se desenvolve”
afirmou Roberto Honorato, Superintendente de Aeronavegabilidade da ANAC
Rui Carlos Josino Alexandre, Especialista em regulação de aviação civil da CDNT (Coordenadoria de Drones e Novas Tecnologias) , destaca:
“Vimos o crescimento e o amadurecimento da XMobots, o lançamento de novos produtos, como o Dractor, a evolução da engenharia da empresa. Quando participei da autorização de projeto do Arator, eram pouco mais de 40 colaboradores ocupando uma área de 1.000m². Hoje vocês são 170 colaboradores ocupando uma instalação de 6.000m². E essa evolução vai além: lendo e analisando relatórios do processo do Echar, observamos a maturidade da engenharia e do setor de certificação, tanto na discussão de requisitos quanto na forma de cumpri-los. A empresa está de parabéns. A XMobots está abrindo caminho, tanto no mercado, quanto na engenharia e na certificação”
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A autorização expedida permite que os números de série, em conformidade com o projeto autorizado, possam receber um Certificado de Aeronavegabilidade Especial de RPA – CAER, indicando a capacidade da aeronave em operar com segurança em voos com altitudes de até 6000ft AMSL (Above Mean Sea Level) e em distâncias de até 30 km em relação ao ponto de decolagem.
Fonte: https://mundogeo.com/2021/03/19/anac-emite-1a-autorizacao-de-projeto-para-drone-voar-bvlos-ate-30-quilometros-de-distancia/
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